Jericoacoara

Sobre o destino

Jericoacoara é um lugar afastado do mundo moderno e apressado de sirenes estridentes, prazos maníacos, engarrafamentos e filas intermináveis. Um lugar onde as ruas são pavimentadas com areia, onde as praias se estendem até onde os olhos podem ver e onde a água quente se casa com a brisa que balança as palmeiras. Até cerca de 20 anos atrás, Jericoacoara ainda era uma vila de pescadores isolada e simples. Não havia estradas, eletricidade, telefones, TVs, jornais e o dinheiro raramente era usado.

Desde 1984, a área em torno de Jericoacoara foi declarada Área de Proteção Ambiental (APA) e tornou-se um Parque Nacional em 2002. Isso trouxe muitas restrições de construção e controles turísticos, o que ajuda a preservar a área. A eletricidade chegou à vila e hoje os chuveiros quentes e o ar-condicionado não são mais artigos de luxo.

Entre dunas, mar, lagoas e mangues, a vila de Jeri é um refúgio diante da modernidade das grandes cidades e do agito diário. Por lá não há iluminação pública, necessidade de carros ou ruas calçadas - tudo é de areia. No ar é perceptível a simplicidade e um acohimento, que faz muita gente se sentir em casa. Outro motivo que permite a Jeri manter seu estilo de vida tranquilo e sem pressa é a jornada excepcional que se leva para chegar aqui. Por causa da localização remota de Jeri, a última hora da viagem deve ser feita por veículos com tração 4x4 ao longo de estradas de terra acidentada e depois ao longo do trecho final de areia da praia. É um passeio emocionante que agrega beleza à experiência. Ainda é possível observar os pescadores saindo para o mar em seus tradicionais barcos Jangada, exatamente como fizeram por muitos anos antes e, esperançosamente, a partir de agora.





image
image
image
image