Emirados Árabes

Maravilhas do Mundo Árabe

Com seu desenvolvimento a todo vapor, arranha-céus icônicos de arranha-céus e resorts de praia mundialmente famosos, os Emirados Árabes Unidos se tornaram os favoritos para férias em família e férias na cidade. Atrações turísticas de referência, como o imponente Burj Khalifa de Dubai e a moderna Mesquita Sheikh Zayed de Abu Dhabi, marcaram os Emirados Árabes Unidos como um destino de luxo atualizado no minuto.

Os vários destinos dos Emirados Árabes Unidos oferecem aos fãs da cultura muitas coisas para fazer. Mergulhe no passado beduíno do país nas noites estreladas do deserto antes de explorar os muitos fortes que guardavam a costa muito antes do domínio dos arranha-céus chamativos. Enquanto para os amantes da natureza, o deserto começa onde as cidades terminam, e os picos irregulares das montanhas Hajar estão prontos para aventuras.

       

ONDE FICA?

Os Emirados Árabes Unidos são uma nação da península Arábica localizada predominantemente ao longo do Golfo Pérsico e é composta por  sete emirados com capitais homônimas: Dubai, Abu Dhabi, Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e  Ras Al-Khaimah.

 

DESTINOS E PRINCIPAIS ATRATIVOS

1. DUBAÍ

Dubai é o destino de escolha para quem procura luxo e glamour, mas o emirado está mostrando que também pode oferecer grande valor para turistas de negócios e lazer. Conhecido internacionalmente por sua oferta atraente de estilo de vida, marcos emblemáticos e propensão a iniciativas recorde, Dubai é frequentemente visto como um destino de férias emocionante, se não caro. As praias imaculadas da cidade, as ruas com arranha-céus e o cenário social chamativo são conhecidas por pessoas de todo o mundo.

  • Burj Khalifa: Verdadeiramente uma maravilha não apenas de engenharia, mas também de imaginação e design, o 828m Burj Khalifa atraiu visitantes de todo o mundo desde a sua inauguração em 2010. Este magnífico edifício é o coração e a alma conceituais da cidade de Dubai - inspirando o espectador a imagine novas possibilidades.
  • Burj Al Arab: O hotel Burj Al Arab é considerado o único hotel 7 estrelas do mundo. Desde a sua construção foi catalogado como o melhor hotel do planeta por muitos especialistas hoteleiros.
  • Dubai Mall: Localizado no coração do prestigiado Downtown Dubai, está o Dubai Mall, o maior e mais visitado destino de varejo e entretenimento do mundo, que recebe mais de 80 milhões de visitantes anualmente. Com uma área útil total de 5,9 milhões de pés quadrados, o Dubai Mall possui 3,77 milhões de pés quadrados de espaço bruto locável, mais de 1.300 pontos de venda, incluindo duas lojas de departamento âncoras - Galeries Lafayette e Bloomingdale - e mais de 200 pontos de venda de alimentos e bebidas.
  • Palm Island: São três ilhas artificiais, Palm Jumeirah, Deira Island e Palm Jebel Ali, na costa de Dubai, Emirados Árabes Unidos. A criação das ilhas começou em 2001. Somente Palm Jumeirah foi concluída. Esta ilha assume a forma de uma palmeira, encimada por um crescente
  • Dubai Fountain:  É a maior fonte dançante do mundo. Ela dispara fortes jatos d'água a mais de 150 metros de altura no ar, acompanhada por música e iluminada por projeções a laser e milhares de luzes. Ela foi projetada pelos criadores de outro show com fonte famoso em todo o mundo, no hotel e cassino Bellagio, em Las Vegas.
  • Dubai Creek: O riacho de Dubai atualmente é um patrimônio que consiste nos souks tradicionais preservados em suas margens. Os souks vendem uma variedade de coisas que variam de têxteis a especiarias. A maioria dos comerciantes desses mercados são comerciantes de países do sul da Ásia como Índia e Pakista.
  • Museu de Dubai: Visite o Museu de Dubai e encontre dioramas coloridos e exposições históricas esclarecedoras. Instalado no Forte Al Fahidi, este é o edifício mais antigo da cidade e é uma visita obrigatória para provar o antigo Dubai.
  • Palm Jumeirah: Uma ilha em formato de palmeiras, linda demais, vista de cima! É um arquipélago artificial que dispõe de apartamentos, casas, hotéis e resorts luxuosos cercados por praias privadas.
  • Dubai Miracle Garden: Localizado em Al Barsha South, o jardim de 72.000 m2 apresenta estruturas identificáveis, completamente cobertas de flores. Aqui você pode mergulhar entre mais de 50 milhões de flores desabrochando nas diferentes exposições.
  • Dubai Safari Park: Localizado em Al Warqa'a, abrange um maciço de 1,2 km², uma área com o dobro do tamanho da Cidade do Vaticano! Com uma linha impressionante de mais de 2.500 variedades de flora e fauna, o parque é uma atualização definitiva para o zoológico de Dubai, prometendo ser uma adição emocionante ao vasto repertório turístico da cidade.
  • Ski Dubai: O Ski Dubai é um dos maiores resorts de ski indoor do mundo, com 22,500 metros quadrados de área de patinação interna. Faz parte do Shopping dos Emirados, um dos maiores shoppings do mundo.
  • Butterfly Garden: Junto do Miracle Garden há o Butterfly Garden, uma espécie de zoológico com diversas espécies de borboletas. O ingresso custa 50 Dirhams, e pessoas com deficiência e crianças menores de três anos não pagam.

2. ABU DHABI

Um destino para toda a família, Abu Dhabi convida você a descobrir a imponente Grande Mesquita Sheikh Zayed, a ter uma adrenalina enquanto desafia a montanha-russa mais rápida do mundo no maior parque temático coberto, para dar um passeio no relaxante Al Ain Oásis, para alimentar os animais nos zoológicos envolventes do emirado ou para passar um ótimo dia no marco da capital dos Emirados Árabes Unidos, Corniche.-Jebel Hafit Desert Park: Localizado no flanco leste de Jebel Hafeet, o Jebel Hafeet Desert Park abriga uma variedade de vestígios arqueológicos e históricos que atestam a rica história do emirado de Abu Dhabi. Essa história de ocupação reflete muitas das principais transformações que ocorreram em todo o país nos últimos 8000 anos.

  • Sheikh Zayed Grand Mosque: A Grande Mesquita Sheikh Zayed se destaca como uma das maiores mesquitas do mundo e a única que captura interações únicas entre o Islã e as culturas mundiais. A visão do xeque Zayed para a Grande Mesquita era incorporar estilos arquitetônicos de diferentes civilizações muçulmanas e celebrar a diversidade cultural, criando um refúgio verdadeiramente diversificado e inspirador e sua fundação.
  • Abu Dhabi Corniche: A Corniche Road se espalha por impressionantes oito quilômetros de orla bem cuidada, que incluem áreas de recreação infantil, ciclovias e caminhos para pedestres, cafés e restaurantes, e a Corniche Beach - um parque de praia salva-vidas.
  • Warners Bros. World Abu Dhabi: Um dos maiores parques temáticos cobertos com ar-condicionado do mundo, o Warner Bros. World ™ Abu Dhabi reúne todos os personagens lendários do estúdio sob o mesmo teto. De Superman a Batman e Mulher Maravilha, a adoradas estrelas de desenho animado como Bugs Bunny, Scooby-Doo e Fred Flintstone, tudo fica mais dentro do parque temático de 1,65 milhão de pés quadrados, com 29 atrações de última geração, interativas atrações para toda a família, entretenimento ao vivo exclusivo, várias opções de restaurantes e lojas exclusivas.
  • Ferrari World Abu Dhabi: Primeiro parque temático da marca Ferrari do mundo abriga uma mistura vencedora de passeios e atrações inspirados na Ferrari, a maior loja da Ferrari e uma variedade de opções de restaurantes italianos autênticos para toda a família. Sob seu icônico teto vermelho, o destino de entretenimento abriga 37 atrações emocionantes e uma variedade de cozinhas de classe mundial.

3. SHARJAH

Sharjah é o lar de aclamadas galerias de arte, áreas movimentadas à beira-mar e ilhas de prazer, criatividade e emoção fluem pelo emirado. Ao mesmo tempo, a cidade permanece fiel à sua herança islâmica, com uma vibração tradicional, graciosa e acolhedora.

  • Heritage Area: A área de herança de Sharjah é um lugar agradável para passear e apreender a arquitetura local, especialmente a torre de pedra do vento. A curta caminhada incluirá uma visita a um pequeno souk e um ponto para fotos em Fort Al Hisn. Encontre neste artigo todas as informações para preparar sua visita: conselhos, conselhos, mapa e localização de acesso, mapa detalhado do site, hotéis nas proximidades.
  • Mercado Al Arsah: Conhecido como Souq Al Arsah, este pequeno mercado é um dos mais encantadores do país. É considerado o primeiro mercado da cidade.
  • Central Souq: O mercado central é composto por duas naves centrais conectadas entre si por uma ponte elevada. Neste mercado você poderá comprar ouro, antiguidades e tapetes do Irã e de outros países.
  • Passeio marítimo: A chamada oficialmente Corniche tem seu encanto, embora não seja tão agradável fazer o passeio durante o dia devido ao calor.
  • Mesquita Al Noor: Embora em Sharjah haja muitas mesquitas, a Mesquita Al Noor é nossa preferida, especialmente à noite. Está situada na Conniche.

4. AJMAN

Ajman é o menor de todos os emirados nos Emirados Árabes Unidos. Localizado centralmente ao longo da costa oeste dos Emirados Árabes Unidos, Ajman fica na Costa do Golfo, com sua praia se estendendo por 16 km. Ajman é apenas cerca de 460 Sq. Km., Em área, incluindo as águas regionais, com cerca de 600 m². Kms. A cidade de Ajman é a capital do emirado e está localizada em um pequeno riacho de 16 km de comprimento ao longo da parte nordeste de Sharjah.

  • Museu Ajman: Construído no final do século XVIII, foi uma das principais atrações turísticas da cidade e um dos fortes mais históricos espalhados por todo o país. O Museu, que já foi um palácio do Governante, poderia ser o lugar certo para ver as heranças de várias civilizações, representando a história do emirado e a área em geral. Várias maneiras de viver no passado podem ser conhecidas através de aquisições arqueológicas, documentos históricos e ferramentas que foram utilizadas no passado.
  • Ajman Fort: O forte de Ajman, que se acredita ter sido construído no final do século 18, mas foi bombardeado pelos navios de guerra britânicos em 1820. Foi construído com materiais locais, como pedras de coral do mar e gesso, enquanto troncos especiais trazidos da África Oriental foi usado para o teto. Mais tarde, o forte foi restaurado durante os séculos XIX e XX. Era a residência das famílias governantes no passado. Há um enorme arco construído em duas arquibancadas no alto de seus grandes portões, feitos de arenitos cor de mel. Foi descrita como uma das cidadelas mais bonitas de Ajman.Central Souq: O mercado central é composto por duas naves centrais conectadas entre si por uma ponte elevada. Neste mercado você poderá comprar ouro, antiguidades e tapetes do Irã e de outros países.
  • Sheikh Zayed Ajman Mosque: Existem vários locais religiosos em Ajman, o mais proeminente deles é a Mesquita Sheikh Zayed Ajman. A rica arquitetura da mesquita é impressionante. Dizem que a mesquita foi construída para o falecido xeque Rashid bin Humaid Al Nuaimi, por seu filho e atual governante de Ajman, Humaid bin Rashid Al Nuaimi. A mesquita é um marco importante na cidade de Ajman.
  • Etisalat Tower: Ajman sofreu um grande boom de construção nos últimos anos. A nova e brilhante Torre Etisalat parece um marco instantâneo na cidade de Ajman. A torre foi projetada no estilo tradicional da mesquita. A torre é encimada por uma grande esfera, denominada "bola de golfe gigante". A torre é um dos arranha-céus mais distintos do mundo.
  • Ajman Beach: As águas azuis e a linda vista vão roubar o seu coração. Lugar perfeito para relaxar e fugir da agitação da vida da cidade grande.

5. FUJAIRAH

Fujairah (Fuyaira) é a capital do emirado homônimo, um dos sete que integram o país. A cidade tem uma população de 100.000 habitantes e é a única capital emiradense situada no golfo de Omã.

  • Mes-uita Al: BidyaEsta pequena mesquita está situada 35 quilômetros ao norte da capital e é a mesquita mais antiga dos Emirados Árabes Unidos. Nos seus arredores foram feitas escavações que revelam que a zona foi habitada há mais de 4.000 anos. Foram encontrados diversos objetos com mais de 1.000 anos de antiguidade.Ajman
  • Forte de Fujairah: Construído em 1670, o Forte de Fujairah é o mais antigo do país. Foi durante séculos o edifício defensivo mais importante da costa e também a residência dos m-andatários do emirado. Em seus arredores foi construída a “Heritage Village”, com casas restauradas que mostram como era a forma de vida tradicional.
  • Museu de Fujairah:  Situado a poucos metros do forte, este museu conta com uma excelente coleção de objetos da Idade do Bronze. Gostamos especialmente da seção etnográfica, onde se podem ver cenas de como viviam no passado.
  • Mesquita Sheikh Zaued: É a segunda maior mesquita do país, atrás apenas da de Abu Dhabi. Tem espaço para 32.000 fiéis e conta com 6 minaretes de 100 metros de aluta. Infelizmente, os não muçulmanos só podem vê-la de fora.
  • Forte Al Bithna: Localizado a 13 quilômetros da cidade, este forte, sem ter uma dimensão tão grande quanto o de Fujairah, consegue ser mais chamativo, já que está no meio de um palmeiral.
  • Castelo Al-Hayl: Pequeno castelo com uma localização que o engrandece. Devido ao remoto lugar onde está e ao comportamento dos poucos habitantes do povoado, recomendamos sua visita apenas se for com um guia.

6. RA’S AL-KHAIMAH

Ras Al Khaimah. De montanhas, desertos e locais culturais antigos a praias, manguezais, esportes aquáticos e muito mais, Ras Al Khaimah é uma experiência árabe inesquecível. Apenas a 45 minutos da agitação de Dubai, este oásis de natureza e tranquilidade é o emirado mais ao norte dos Emirados Árabes Unidos, na fronteira com Omã.

  • Shopping Al Hamra Mall: Sempre há um shopping em qualquer cidade, certo? Claro que em Ra’s Al-Khaimah não faltaria um centro de compras! São 2 pisos com mais de 100 lojas, restaurantes, cafeterias e um supermercado, além de cinema e área para as crianças brincarem.
  • Jabal Jais: Suba até o topo desta montanha para ter uma bela vista da cidade. É possível acampar durante a trilha, e ainda encontrar lugares para fazer um belo piquenique. Não aconselhamos ir com crianças, devido à falta de estrutura. Ao chegar ao topo, o asfalto termina e uma estrada de terra batida começa.
  • Ras Al Khaimah National Museum: Este museu também abriga alguns escritórios do governo. Você pode subir até um mirante e obter uma bela vista da cidade e do mar. Explore todos os setores com exposições de fotos, artefatos, entre outros artigos do acervo exposto.
  • Ice Land Water Park: E o que não poderia faltar em um país tão quente é justamente um parque aquático, certo? Com diversas opções de entretenimento, como piscinas, toboáguas e futebol de sabão, o local ainda tem um charme todo especial da era do gelo. Não deixe de conhecer as jacuzzis com água fresquinhas, ideais para aliviar o calor.
  • FunCity: Este mini parque conta com atrações bem divertidas, como o elevador, acertar as latinhas com a bolinha para ganhar uma pelúcia, bater com o martelo para o medidor chegar nas alturas, entre outros. Um pouco mais de diversão para a garotada durante a viagem.
  • Saqr Park: O passeio perfeito para reunir toda a família durante a viagem. O parque, totalmente arborizado, possui um lindo gramado para piquenique e também alguns pontos com churrasqueira. Há também uma série de brinquedos para as crianças. Aproveite para conhecer todo o local em um passeio de trem, e também os cavalos e pôneis que vivem por lá.

7. UMM AL QAYWAYN

Umm al-Qaywayn, também escrito Umm al-Qaiwain, emirado constituinte dos Emirados Árabes Unidos, localizado na Península Arábica em frente ao Golfo Pérsico. O segundo menor em área e o menos populoso dos sete emirados da federação, Umm al-Qaywayn tem uma forma aproximadamente triangular e é delimitado pelos emirados de Raʾs al-Khaymah (nordeste) e Al-Shāriqah (sul e oeste). No noroeste, ele fica à frente do Golfo Pérsico por 27 km, em uma linha reta; na verdade, a costa de Umm al-Qaywayn é muito mais longa e é extremamente irregular, com inúmeras pequenas enseadas, saliências e ilhotas no mar. Em um desses espetos está a cidade de Umm al-Qaywayn, que é a capital e o maior assentamento urbano.

  • Dreamland Aqua Park: Um delicioso parque aquático para se refrescar com toda a família durante as altas temperaturas. Não deixe de aproveitar o bar na piscina, e a piscina de ondas com alto teor salino, permitindo flutuar facilmente, como no Mar Morto. Há também duas áreas recreativas para crianças.
  • UAQ National Museum: Confira uma exibição de transportes antigos, canhões, e também uma pequena prisão no interior deste museu que relata a fundo a história dos Emirados Árabes.
  • Umm Al Qwain Open Beach: Praia é o que não pode faltar nesta tour por Umm Al Qaywayn. O local é lindo, com uma paisagem paradisíaca, e é permitido acampar e fazer churrasco na areia. Apesar da estrutura não oferecer chuveiros para tirar o sal do corpo depois de um mergulho, vale se programar para ficar por lá durante toda a tarde, e assistir o belo pôr do sol.

                                                      

CULINÁRIA

Os Emirados Árabes é um destino interessante, com paisagens e cultura ímpar. Fazem parte do país sete Emirados: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain. Essa formação foi definida no ano de 1971.Quando falamos em gastronomia, é importante saber distinguir a comida árabe que estamos acostumados a comer aqui no Brasil, com os pratos comuns que a população come dentro de casa, nos Emirados. Muitas vezes, os pratos realmente típicos do destino não são servidos nos restaurantes.Uma boa opção para conhecer a gastronomia e a cultura local é o visitar o Centro para entendimento ural Sheikh Mohammed localizado no bairro histórico de Al Fahidi, em Dubai.Lá é possível participar de eventos sobre as refeições locais e também experimentar a culinária dos emirados, além de entender a cultura e a tradição do destino. Interessou.Os ingredientes tradicionais das refeições são feitos principalmente de peixe, carne e arroz, além do cardamomo, com sabor parecido ao gengibre. No café da manhã são servidos pratos mais doces.

Confira alguns dos pratos típicos da região e não deixe de provar cada um deles em sua viagem.

Gahwa Arabia –  É um café um tanto diferente para nós brasileiros. A bebida conta com a mistura de feijão árabe levemente torrado, cardamomo e açafrão que são moídos e cozidos. O café é coado e servido quente em pequenas xícaras, mantendo a temperatura certa para ser servido.

Nikhee ou Dungaw (grão de bico)  Fervido com especiarias e, muitas vezes, acrescenta-se pimentas, o Dungaw/ Grão de Bico, faz parte da tradicional refeição local. É como o nosso arroz aqui no Brasil.

Balalit (balalete) – É um tipo de massa doce, servida no café da manhã, jantar ou como sobremesa. A receita leva ovos e especiarias, como cardamomo e passas e açafrão. Um prato bastante original dos Emirados.

Chabab – A tradicional panqueca dos Emirados leva farinha, ovos, açúcar e especiarias, como o cardamomo. A cor amarela é graças a pitada de açafrão. O prato é servido com xarope de tâmara.

Tâmaras – Um alimento básico na dieta dos Emirados, existem mais de 40 variedades de tâmaras, que são servidas tradicionalmente no início da refeição.

Khamir –  Khamir, é o nome árabe para o que conhecemos como levedura. É um tipo de pão servido no café da manhã com queijo fresco. A receita é uma mistura de fermento, farinha, leite em pó. O pão é polvilhado com sementes de gergelim e assado até ficar tostado.

Machboos – Muito comum nas mesas de Dubai, o Machboos é um prato que pode ser feito de várias maneiras. À base de arroz, algumas receitas levam carne, outras frango ou peixe. É temperado com especiarias como cardamomo, cravo, canela, limão seco, passas e lentilhas amarelas.

Fareeth – O prato é composto por camadas de pão fino, como os pães sírios que costumamos ver no Brasil. Sobre as camadas de pão é colocada um mistura de carne e legumes bem cozidos, condimentados, resultando em um ensopado.

Saluna – É um ensopado de legumes e carne sazonais, frango ou peixe. Servido na maioria das vezes com arroz branco cozido.

Mhammar – Por estar localizado ao longo da costa, os Emirados são conhecidos por seus peixes. Nesse prato, pequenos peixes locais são temperados e preparados inteiros. Esses peixes são servidos com cebolas carameladas doces e arroz amarelo. O sabor do salgado se mistura com o doce, numa experiência diferente para o paladar.

Ligamat – É um dos doces mais comuns dos Emirados.  Trata-se de uma bolinha de massa frita, banhada em ghee, um tipo de manteiga feita com leite de vaca ou de búfala, servida com xarope de tâmara. Servida no café da manhã ou na sobremesa.

 

INFORMAÇÕES UTEIS

  1. Nos Emirados Árabes Unidos, os moradores não trabalham na sexta e nem no sábado. Já o domingo é dia útil para eles. A maioria das companhias privadas funcionam de domingo a quinta-feira.
  2. A sexta-feira é sagrada para os muçulmanos. Alguns estabelecimentos podem não abrir, pois é neste dia que as famílias costumam ir às mesquitas para orar. Fique esperto e se programe: a circulação dos ônibus pode diminuir.
  3. O Ramadã é nono mês do calendário islâmico, e um período muito sagrado. A cada ano ele acontece em uma data diferente, de acordo com a posição astronômica da lua, mas costuma ser entre agosto e setembro. Apesar dos muçulmanos praticarem o jejum, os restaurantes dos hotéis funcionam normalmente, e você não passará fome!
  4. A melhor época para visitar os Emirados Árabes é durante o inverno, de dezembro a fevereiro, quando o clima fica mais agradável, com temperatura beirando os 20 e poucos graus. Mesmo assim não descuide do protetor solar e beba bastante água.
  5. A moeda oficial é o Dirham, também conhecida por Dirame. É fácil de usá-la, já que a numeração das notas e moedas é similar ao nosso Real.
  6. Brasileiros precisam de visto para entrar nos Emirados Árabes. Caso seja apenas para um dia (escala), o visto pode ser adquirido gratuitamente com a sua cia aérea.
  7. Viajantes que pretendem ficar mais dias precisam solicitar um visto através do “sponsors” (patrocinadores) que ficam responsáveis pelos visitantes enquanto durar sua estadia no país. É possível adquiri-lo em hotéis ou agências de turismo, ou parentes de primeiro grau residindo e trabalhando nos Emirados.
  8. O idioma local é o árabe, mas o inglês é muito utilizado, como se fosse uma segunda língua oficial.
  9. Quem for alugar um veículo por lá precisará ter uma carteira de habilitação internacional, a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Ela deve ser apresentada à locadora junto com o passaporte e a carteira de habilitação brasileira.
  10. Não é permitido ingerir bebida alcoólica em público: você pode ser preso por isso.-Evite manifestações de afeto em público: por lá isto é considerado uma ofensa à cultura muçulmana.