Patagônia

Sobre o destino

O sul da Patagônia, que se estende por todo o Chile e Argentina, há muito atrai viajantes para o que é quase o fim do mundo, com seus picos esculpidos por geleiras milenares e paisagens fascinantes. Aqui, nos parques nacionais dos países, existem montanhas cobertas de neve, fiordes de cobalto e florestas antigas. No extremo sul das Américas, os icebergs se rompem com um rugido dramático das geleiras antigas e maciças.

O Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, e o Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina, são os principais destaques da região, atraindo centenas de milhares de visitantes por ano. Para uma viagem completa da Patagônia, combine visitas às duas partes da região. Obviamente, isso exige muito planejamento logístico - especialmente durante a alta temporada. Aqui está uma folha de dicas abrangente para ajudar você a maximizar suas viagens neste canto remoto do planeta.
Em El Calafate e Torres del Paine, os hotéis operam normalmente da primavera ao sul (meados de setembro até o início de maio). Apenas alguns alojamentos permanecem abertos o ano todo, como o hotel Explora.

Para evitar as multidões e ainda sentir o bom tempo, visite durante a primavera, quando as flores estão florescendo, ou caia quando as folhas são um mosaico ardente de vermelho, laranja e amarelo. Os meses de verão (dezembro a fevereiro) têm o clima mais ameno, mas lembre-se de que as temperaturas raramente ultrapassam os 70 graus e os ventos são fortes.

Os viajantes devem estar cientes de que o clima na Patagônia é altamente imprevisível, principalmente na primavera e no início do verão. O tempo e as temperaturas podem variar sem aviso prévio e tempestades violentas podem ocorrer no Pacífico. É útil preencher sua programação com dias adicionais, caso você encontre condições climáticas adversas.

Os cruzeiros de barco no lago o levarão perto o suficiente para testemunhar colossais icebergs se fragmentarem espontaneamente da geleira Perito Moreno e no lago Argentino abaixo. Os passeios Big Ice e Mini-trekking oferecem aos visitantes a chance de caminhar até a geleira usando grampos de metal.

Visitar as estâncias históricas da região oferece aos viajantes um vislumbre da vida rural dos fazendeiros patagônicos. A centenária Estancia Cristina, no lago Argentino e Nibepo Aike, uma fazenda de gado perto de El Calafate, são destinos por si só. Paisagens intocadas e oportunidades para caminhar, andar a cavalo e visitar as deslumbrantes geleiras da região são abundantes.

Três horas ao norte de carro de El Calafate fica a descontraída vila de El Chalten, famosa por seu imponente pico de montanha Fitz Roy. A pequena cidade fronteiriça é pontilhada com chalés pitorescos e uma rede de trilhas cênicas que se adaptam a todos os níveis de habilidade.Você viajará para o "fim do mundo" na Terra do Fogo. Sua capital, Ushuaia, é um porto de chegada ou partida quando viaja por mar entre Argentina e Chile.

Faça um cruzeiro de barco ou uma viagem de catamarã para ver pinguins, leões-marinhos e corvos-marinhos habitando o lendário Canal de Beagle, que ficou famoso pelo naturalista Charles Darwin em sua Viagem do Beagle em 1831. 

O Parque Nacional Tierra del Fuego oferece uma exuberante floresta subantártica sombreada por faias, enquanto o Glacier Martial oferece uma vista panorâmica de Ushuaia e do canal. Pescadores internacionais fazem peregrinações às margens do Rio Grande na esperança de fisgar sua truta marrom recorde.





image
image
image
image