Pequim

Sobre o destino

Beijing, capital da China anteriormente conhecida como Pequim, é o centro político e cultural do país mais populoso do mundo. É a terceira maior cidade da China em termos de população e a maior em território administrativo. A primeira cidade foi construída há mais de 2.000 anos atrás, perto da zona de contato entre os povos han chineses “civilizados” tradicionais e os povos tribais do norte e oeste que os chineses viam como bárbaros. A Grande Muralha, que corre ao longo das montanhas Yan cerca de 64 quilômetros ao norte e oeste de Pequim, foi um esforço para estabilizar a fronteira entre os chineses han e os povos bárbaros durante o século III aC. No entanto, restava a um líder mongol mais tarde, além do muro, Kublai Khan, construir a cidade Ta-tu ou "Grande Capital" em 1264 dC e estabelecê-la como o centro político de toda a China.

Nos últimos 10 anos, Pequim se transformou de uma capital comunista austera em uma cidade internacional. Com os Jogos Olímpicos de 2008 realizados com sucesso, está dando “o grande salto adiante”, tornando-se um destino moderno com todos os luxos necessários para se preparar para seu papel de anfitrião do mundo. A organização dos Jogos Olímpicos de 2008 havia escalado o crescimento econômico de Pequim.

Para fazer comparações, Pequim pode ser comparada a Washington, D.C. Como capital política do país, Pequim é uma vitrine de imponentes escritórios e prédios governamentais. Enquanto 15% da população ainda reside nos complexos de Hutong, datados da dinastia Ming, mais e mais casas do restante são arranha-céus, como em todas as principais cidades do mundo. Sinais de modernização estão por toda parte - ainda assim, de alguma forma, a justaposição dessas entidades modernas com os antigos tesouros arquitetônicos de Pequim oferece uma visão quase hipnotizante para os viajantes.





image
image
image
image